Liberação e limpeza pela terapia floral


Habitualmente, a utilização da Terapia Floral vem acompanhada, em maior ou menor grau, de efeitos que sempre serão considerados positivos. Embora seja sabido que, em alguns casos, há respostas que, de não ser corretamente compreendidas, podem ser interpretadas como efeitos secundários; inclusive, em algumas ocasiões podem, realmente, ser consequências não desejáveis.

Liberação
Algumas pessoas tendem à repressão ou ao autocontrole como mecanismos de defesa; isso provoca bloqueios em diversos chakras. O bloqueio do chakra da Força (2º) é associado à repressão da própria fortaleza; quando realizado sobre o Plexo Solar (3º) são anuladas as emoções; se for no Coração (4º) se reprimem os sentimentos; quando se faz sobre a Garganta (5º) se anula a expressão de tudo o que a gente é; ao ser realizado sobre o Terceiro Olho (6º) se fecha a compreensão das próprias circunstâncias.

Algumas essências têm uma especial capacidade para realizar desbloqueios, o que pode resultar em liberação de emoções, sentimentos, lembranças, pensamentos, etc., geralmente como um primeiro passo para a posterior transformação e limpeza. Esta liberação, em alguns casos, pode ser inicialmente inadequada ou ao menos, não completamente correta, já que a essência vai, pouco a pouco, ajustando seu equilíbrio, o que pode provocar a insegurança no paciente e seu próximos. Nestes casos, recomenda-se que sejam acompanhadas de essências de paz e equilíbrio. Por exemplo, quando alguém reprime sua agressividade pode, no início do tratamento com florais, expressar esta energia de uma forma desequilibrada, para aos poucos, ir acomodando-a com nos dias seguintes.
Outras vezes, mesmo que a liberação seja a adequada, pode ser sentida pelo paciente como algo estranho, que não reconhece como próprio, ficando um pouco desnorteado ou até desconfiado.

Limpeza
É feita pela abertura do chakra do Coração, o contraste da informação profunda com a da personalidade e o reconhecimento (consciente ou intuitivo) da verdade, o que leva a uma mudança de atitudes em relação ao futuro e um olhar sobre o passado para reconhecer os erros e as suas consequências, mas desde a comunicação com a consciência. Energeticamente, a verdade do Coração vai equilibrando os chakras e corrigindo a sua informação. Esta função acontece principalmente, nos corpos emocional e mental e, muitas vezes, vai transmitindo a limpeza energética tanto aos corpos superiores, quanto ao corpo etéreo.
A limpeza dos corpos superiores costuma vir acompanhada de um estado de parada, de sedação, que algumas pessoas podem achar inapropriado; já quando vai dirigida ao corpo etéreo pode ser acompanhada de sintomas de limpeza no corpo físico, que quase sempre são leves e passageiras. Assim, pode ocorrer um catarro de vias respiratórias altas, erupções na pele, coceiras, diarreia, sudorese, incremento da emissão de urina que pode ser mais concentrada e de cheiro mais forte, aumento do fluxo menstrual, olheiras, etc.

Dentro do sistema Bach, Crab Apple é uma planta de autoconhecimento que põe em contato com a verdadeira essência, permitindo o reconhecimento daquilo que temos de mais valioso, favorecendo a aceitação e a limpeza daquilo que requer uma mudança.
Star of Betlehem por exemplo, é usada com frequência como essência de paz e equilíbrio perante estados de choque físico ou psíquico.

Não devemos confundir liberação com limpeza; a liberação é apenas um desbloqueio, não muda a base do conflito, embora gere uma diminuição da tensão que o mesmo provoca. A limpeza é acompanhada da abertura do Coração e favorece um questionamento das atitudes que abre as portas à transformação.

O ideal seria que a liberação viesse acompanhada da limpeza, mas quando isso não acontece, depois de um tempo, a tensão do conflito fará com que uma nova liberação seja necessária.
É importante para todo terapeuta floral entender estes efeitos, não apenas para não começar a ter dúvidas ou inseguranças sobre sua prática, mas para explicar aos seus pacientes o significado dos mesmos desde a certeza do seu conhecimento. É interessante saber que aparecem com mais frequência quando se toma uma só essência floral (unicista). Na prática são diversos os efeitos colaterais com que podemos nos deparar:

- Percepções energéticas
- Tomada de consciência
- Luta interna
- Estados negativos


Mas eles serão mais claramente explicados no próximo post.