Pêssankas: parentes dos ovos de páscoa



Acima, pêssankas com símbolos de animas, pássaros e peixes.

As pêssankas são aqueles ovos de galinha (ou pata, ou codorna, ou avestruz...) pintados a mão, com uma grande riqueza de detalhes. Por sinal a palavra pêssanka é
derivada do verbo ucraniano pessaty, que significa “escrever”. A tradição de colorir ovos surgiu na Ucrânia, havendo indícios de que a arte existe há mais de 3 mil anos antes de Cristo, segundo escavações arqueológicas.

Os ovos eram pintados para comemorar o retorno do Sol, na festa do solstício da primavera, quando iniciava-se um período de plantações e bonança no cultivo das terras, de luz e calor. Pelo menos era isso que se desejava e pedia-se ao sol e aos entes da natureza que poderiam ajudar para que a terra continuasse produzindo. Entre outros presentes oferecidos a esses entes estavam as pêssankas, que tinham gravadas vários símbolos de fertilidade, fartura na colheita, riqueza, proteção.

A Festa da Primavera acontecia desta maneira antes de os ucranianos se converterem ao cristianismo. O povo tinha suas crenças voltadas para aquilo que via e sentia. Depois de adotarem o cristianismo como religião oficial, a Igreja adaptou a festa a antigos costumes e símbolos cristãos. Assim, a antiga e tradicional Festa da Primavera transformou-se na Páscoa cristã, por ser na mesma época. O povo não deixou o costume de colorir ovos para expressar seus sentimentos, mas a Igreja fez com que fossem abandonadas as crenças pagãs, como acreditar em entes da natureza.

Passou-se então a fazer pêssankas para dar aos parentes e amigos para demonstrar tudo aquilo que desejavam a eles, na época da Páscoa. As pequenas obras de arte também passaram a aparecer em datas importantes, como casamentos e nascimentos, como materialização das boas intenções que se queria expressar.

Em algumas regiões da Ucrânia acredita-se que a pêssanka tem força curativa e também protege a casa do camponês contra o fogo, a destruição, os maus espíritos, além de atrair as graças de Deus como expressão comum. A pêssanka é considerada uma espécie de talismã ou amuleto.

Pêssankas com símbolos de flores, ramos e trigos.


Veja os significados dos desenhos, mantidos vivos nas pêssankas:

:: Animais como cavalo, antílope, rena, simbolizam riqueza, prosperidade e boa saúde.

:: Pássaros, galos ou representação parcial de aves simbolizam fertilidade e promessa de realizações. O pé das aves enfatiza a proteção da juventude. O pé de ganso representa o espírito.

:: Peixe é o símbolo comum de Cristo, também para o cristianismo e os cristãos.

:: Flores são símbolo de amor, felicidade, caridade. Expressam o princípio feminino, conferem bom gosto, humildade, delicadeza, elegância e beleza feminina, mas também a inconstância e a fragilidade da vida. Folhas e flores também sugerem vida e crescimento. As flores têm o poder de limpar o local, energizar e atrair bons fluídos.

:: Árvores, pinheiros, ramos, folhas e galhos de plantas que não morrem na geada simbolizam juventude e vida eterna. É um dos símbolos mais ricos em significados esotéricos. Representa a transformação e o triunfo da vida sobre a morte (devido à constante renovação de suas folhas), a ligação entre a vida na Terra e as esferas celestiais (ao mesmo tempo em que suas raízes estão firmemente presas ao chão, seu tronco e sua copa se elevam na direção do céu) e a fertilidade feminina (além de produzir frutos, concede sombra e proteção).

:: Figuras de espigas de trigo, cachos de sementes e cacho de uvas simbolizam boa colheita, prosperidade e fartura. Uvas significam bons frutos na vida cristã, também podem expressar grande lealdade no amor. Uvas e trigo representam comunhão. O arroz simboliza a abundância, a riqueza espiritual e a felicidade. Por isso, lançam-se punhados deles no dia do casamento.

:: Desenhos de "rastelo" e "escada" sugerem sorte em casamento.

:: Figuras de triângulos são símbolo da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo; homem-mulher-criança; nascimento-vida-morte e outros significados do número 3. O triângulo com um círculo no centro simboliza o olho de Deus. Simboliza a luz, o fogo, a força, a beleza, a sabedoria divina e a manifestação de Deus na Terra. Significa algo muito firme em sua base. Quando está com o vértice voltado para cima, representa o fogo, a energia masculina e com o vértice para baixo, a feminina.

:: Figuras de girassol e sol são símbolo de longa vida, riqueza, prosperidade e fortuna. Venerado como um deus pela maior parte das antigas civilizações, o Sol é o símbolo da luz, da ressurreição, da vida, do calor, da força vital e da inteligência suprema. Está associado à energia masculina e à nobreza, também ao amor a Deus e a existência eterna Dele.

:: A cruz é um dos símbolos mais ricos e antigos da humanidade, principalmente símbolo do Cristianismo. Simboliza, sobretudo, a imortalidade, a união de todos os homens, a integração entre terra, água, ar e fogo, a união entre o céu e a terra. Para os cristãos, a cruz representa o sofrimento de Cristo, mas também vitória (a vitória triunfou sobre a morte por meio da ressurreição). Existem inúmeros tipos de cruzes, sendo que cada uma delas possui um significado simbólico e particular. Entretanto, sempre representam algum aspecto da fé cristã. A cruz é a chave da sabedoria futura, os quatro pontos cardinais do céu para servir de duplo eixo ao Universo. A cruz celta (principal representação material do deus Lug) era símbolo de respeito e veneração a todos os deuses heróicos.

:: Traços contínuos, desenhos decorativos, ondas, espiral simbolizam eternidade, harmonia e proteção.

:: Figuras de diamantes (forma de losango): Diamante é o cristal lapidado e, por esse motivo, simboliza a pureza absoluta, a espiritualidade, a imortalidade, a coragem, a firmeza de caráter e o conhecimento.

:: Figuras estrelares, rosáceas ou estrela de 8 pontas são símbolo de Cristo, também pode representar flores. Na antigüidade, acreditava-se que as estrelas eram as almas dos mortos reluzindo nas trevas. Seu conteúdo simbólico mais significativo é o da luz espiritual que atravessa a escuridão, a esperança e a elevação do espírito.
Ao lado, pêssankas com símbolos de triângulos, girassol e sóis e cruz.

O significado das cores nas pêssankas:
* Preto: representa o absoluto, o constante ou o eterno. Pode também representar a morte.
* Branco: pureza, inocência, e nascimento são os significados desta cor.
* Amarelo: símbolo da luz e da pureza. Fala da juventude, felicidade, colheita, hospitalidade, sabedoria, amor e benevolência.
* Laranja: resistência, força e ambição digna. Laranja também é a cor do fogo, e símbolo do sol. Representa a paixão moderada, estando entre o vermelho (paixão) e o amarelo (sabedoria).
* Verde: renovação na primavera, cor da fertilidade, frescor, saúde, esperança
* Vermelho: é considerado uma cor positiva, significando a ação, fogo, desenvolvimento espiritual. Glorifica o sol e a alegria de viver. São normalmente indicadas pêssankas vermelhas para as crianças e para a juventude. Simboliza a paixão e o amor.
* Marrom: símbolo da mãe terra, trazendo seus presentes aos seus entes.
* Azul: simboliza o céu, o ar, a vida, verdade, fidelidade, confiança, talismã da saúde.
* Roxo: simboliza fé, paciência e confiança.
E aqui um link:
http://www.pessanka.com.br/significados.html